Cyanogen altera liderança interna e anuncia novo programa Modular OS
Hoje cedo, foi noticiado que o CEO da Cyanogen, Kirt McMaster assumiu um novo cargo como presidente executivo da empresa. Em um post no blog oficial esta tarde, a empresa anunciou o novo programa Cyanogen Modular OS, enquanto também confirmou o novo papel de McMaster.
Além disso, foi anunciando que outro cofundador da empresa, Steve Kondik foi transferido para um novo cargo como Diretor de Ciência da empresa, e o novo CEO agora é Lior Tal. Ou seja, muita coisa parece ter mudado dentro da Cyanogen, e o novo programa é a sua primeira grande aposta.
Esse movimento veio após um período conturbado na empresa. Em meados de julho vários relatos de que a Cyanogen Inc. estaria abandonando seu sistema operacional após demitir cerca de 20% de seus funcionários, buscando focar no desenvolvimento de aplicativos. A informação foi desmentida pelo até então CEO da empresa, mas foi dito que não haveria investimento no CM14. Agora, os reais planos da equipe foram reveladas.
Android Modular
Como o novo CEO menciona em seu post, o novo sistema operacional permitirá que os fabricantes de smartphones usem partes do Cyanogen OS em seus próprios smartphones. Isso vai ser feito usando módulos dinâmicos e MODs da própria ROM. Isto significa que a Samsung, por exemplo, poderia incorporar apenas partes específicas do Cyanogen OS na TouchWiz.
Isso permite que as empresas parceiras poderão usar os serviços de Inteligência Artificial na nuvem da Cyanogen. Ele explica que esses serviços vão aprender os padrões de utilização em todo o sistema operacional e introduzir formas mais inteligentes e mais eficazes de interagir com smartphones.
O novo programa de parceria oferece aos fabricantes de smartphones maior liberdade e oportunidade de introduzir smartphones Android customizáveis inteligentes usando diferentes partes do Cyanogen OS através de módulos dinâmicos e MODs, com a ROM de sua escolha, seja Android puro ou a sua própria variante.
Combate à fragmentação do Android
Tal menciona que este era o caminho certo a seguir, uma vez que o ecossistema Android tem evoluído ao longo dos anos, e se tornou cada vez mais fragmentado, deixando muitos usuários sem patches de segurança. Há também um aumento da demanda por smartphones de baixo custo, o que deixou muitas fabricantes com o desafio de descobrir como escalar esses dispositivos e ainda fazer lucro.
Este cenário teria sido uma oportunidade para a empresa "se libertar de seu modelo antigo", que a obrigava a possuir e entregar o pacote inteiro do sistema operacional. Com o Programa Cyanogen Modular OS, a empresa promete mais liberdade para as parceiras.
O programa permitirá mais valor, independência e inteligência para fluir livremente entre as camadas do ecossistema, fazendo com que mais empresas e desenvolvedores tenham a liberdade de pedir emprestado, unir e utilizar a nossa tecnologia de maneiras novas e inovadoras.
Com essas mudanças, a Cyanogen acredita que ajudará na mudança que trará ao mercado um "Android mais aberto", inspirando o mercado a "abraçar a liberdade e a colaboração para revolucionar mais uma vez a indústria móvel" em direção a seu "potencial completo e sempre em expansão".
Nenhum comentário :
Postar um comentário