Google anuncia novo cabo submarino de fibra ótica entre Japão e Taiwan
Já faz algum tempo que a Google tem investido em cabos de fibra ótica para conectar países distantes, inclusive um que visa ligar o Brasil aos Estados Unidos. Em conjunto com outras empresas, a gigante de Mountain View forma o consórcio chamado FASTER, que acaba de anunciar que mais um cabo submarino de fibra ótica está pronto para entrar em funcionamento, deixando mais rápida a conexão entre Japão e Taiwan.
Dessa forma, com a Google tendo a Ásia como seu maior centro de dados, Taiwan, que pertence à China e por lá o buscador segue censurado pelo governo, poderá receber uma série de melhorias nos serviços da empresa, como por exemplo o YouTube e Gmail. Apesar das conexões sem fio estarem em perfeito funcionamento, através do novo cabo será possível transmitir informações através da surpreendente velocidade de 26TB por segundo, permitindo assim um volume muito superior. Para se ter uma ideia melhor dos benefícios, esse número é o suficiente para que todas as pessoas da ilha independente chinesa possam enviar uma selfie a cada 15 segundos para amigos no Japão, totalizando 138 bilhões de imagens por dia.
Segundo a Google, de imediato não será notada nenhuma diferença assim que o cabo começar a entrar em serviço, porém com o tempo serão realizadas melhorias, permitindo assim, por exemplo, um carregamento mais rápido de páginas. Além disso, houve toda uma preocupação em construir o cabo submarino distante de zonas de tsunami para que não haja nenhuma eventual interrupção do serviço e, claro, prejuízo.
Contudo, é notável os esforços da companhia em investir na melhoria de seus serviços em todo o planeta. O que causa um pouco de estranhamento, no entanto, é que se na Ásia o negócio nessa área prospera, inclusive com a empresa expandindo suas instalações em Singapura e construindo novos centros de dados, nos Estados Unidos, a coisa segue o caminho contrário, em que a Google autorizou demissões em massa no seu serviço de internet por fibra ótica.
Nenhum comentário :
Postar um comentário