quinta-feira, 28 de julho de 2016

Snapdragon 830 fabricado a 10nm pode chegar já no Galaxy S8

  Nenhum comentário


O mercado de chipsets tem se tornado cada vez mais competitivo, com empresas como MediaTek e Samsung ameaçando o já longo reinado da Qualcomm, principalmente no que diz respeito aos modelos topo de linha. Após vermos a confirmação de diversas características do novo Helio X30 da MediaTek, incluindo processo de fabricação FinFET a 10nm, três clusters totalizando 10 núcleos de processamento e uma poderosa GPU PowerVR da família 7XT, eis que surgem novos rumores com relação ao seu rival desenvolvido pela Qualcomm.
Segundo revelado em uma publicação na rede social chinesa Weibo, o CEO da Qualcomm teria confirmado que o Snapdragon 830 será fabricado também em processo de 10nm, buscando assim rivalizar com os demais em termos de equilíbrio entre eficiência energética e potência. Além disso, é dito que o chipset chegará ao mercado já no início de 2017, o que significa que poderemos ter lançamentos durante a CES em janeiro portando o novo SoC de alto desempenho. Com os já conhecidos rumores de que a Samsung iria adiantar o anúncio do Galaxy S8 para tal evento, é impossível não ligarmos uma coisa à outra.
Sobre o Snapdragon 830, é dito até o momento que o novo SoC será apresentado no último trimestre de 2016, porém que sua fabricação pode ser iniciada já nos próximos meses para conseguir atender a demanda. O chipset seria feito em parceria com a Samsung, já que a sul-coreana é a única a contar com tal potencial de fabricação para uma litografia tão pequena. Além disso, ele teria oito núcleos utilizando a nova arquitetura Kryo 200 proprietária da Qualcomm, bem com uma GPU Adreno 540, suporte a RAM LPDDR4X e um novo modem X16 capaz de prover taxas de download de até 980Mbps.
Com todo este poder de fogo, o chipset seria capaz de lidar tranquilamente com telas Ultra HD (2160 x 3840 pixels), possibilitando até mesmo a gravação de vídeos 4K a 60fps, demonstrando assim que poderemos ter cada vez mais empresas investindo na produção de conteúdo com tal resolução. Infelizmente, não tivemos a confirmação de tais informações por parte da Qualcomm, restando aguardarmos que a companhia se pronuncie sobre a nova geração de seu chipset para dispositivos móveis, pois só assim saberemos se ela será capaz de manter a disputa com Samsung e MediaTek no mercado de alto desempenho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário