sexta-feira, 1 de julho de 2016

Bill Gates chamou o projeto do Xbox de 'insulto', mas foi convencido com uma simples pergunta

  Nenhum comentário


Bill Gates se sentiu insultado quando foi apresentada a proposta inicial do Xbox original aos diretores da empresa, em 2000, de acordo com o ex-vice-presidente de publicação de jogos e co-criador da plataforma de jogos, Ed Fries.
A história dos bastidores da criação do Xbox, que também foi rejeitado pela Sony e Nintendo, veio a público através de um episódio de IGN Unfiltered, o programa de entrevistas do IGN EUA. Fries contou para o apresentador Ryan McCaffrey sobre seu trabalho na Microsoft e como eles criaram o primeiro Xbox.
Uma reunião foi agendada após a apresentação da proposta que mudaria bastante os rumos da companhia, e Bill não gostou da ideia de se afastar do Windows para se concentrar em uma plataforma fechada de jogos. Foram necessárias horas de argumentações para convencer o homem mais rico do mundo de que aquela ideia seria interessante para a Microsoft.
De acordo com Fries, após a apresentação da proposta inicial do Xbox, uma reunião foi agendada entre vários executivos da Microsoft, incluindo Fries, Steve Ballmer, Bill Gates, J Allard, e Robbie Bach. Gates, manifestou a ser bastante insultado com o que foi apresentado:

Bill entrou segurando nossa apresentação em Powerpoint, joga-a na mesa e ele diz: "Isto é um insulto a tudo que eu fiz nesta companhia", basicamente, foi a frase. Esse foi o início da reunião.
Gates não foi o único que se mostrou abertamente contrário à proposta inicial do Xbox. Fries aponta que Steve Ballmer não estava muito satisfeito com a quantidade de dinheiro que seria perdido.

Nós todos nos viramos para J. Allard, porque nós sabíamos que ele estava irritado com essa questão do Windows. Nós havíamos nos esquecido de avisá-lo da situação previamente
Em seguida, Fries explica, Allard ficou "em choque por um minuto" antes de tentar explicar a situação e ser cortado. Robbie Bach também tentou explicar e também foi cortado, e depois novamente o mesmo se repetiu com Allard.

E a Sony?

Fries explica como depois de várias horas madrugada adentro Gates e Ballmer ainda não haviam sido convencidos de que o console seria útil, até que um observador na reunião levantou a mão e perguntou "e quanto à Sony?", mencionando que ela seria uma "futura ameaça para a Microsoft."

À direita Ed Fries, co-criador do Xbox, e à esquerda Ryan McCaffrey, do IGN Unfiltered
Nesse momento, "Bill e Steve olham um para o outro e Bill pergunta, 'É, e a Sony?'". Ballmer respondeu fazendo a mesma pergunta. Aparentemente, esta simples questão foi o suficientemente decisiva para chamar a atenção de Gates e Ballmer. Talvez, sem ela, não teríamos hoje o Xbox.

O plano original

A ideia original do Xbox passou por uma alteração decisiva antes de chegar a Bill Gates - e ofende-lo. O plano era que a empresa criasse um PC para jogos, que tivesse a aparência de um console, mas ainda assim seria um PC.
O projeto do primeiro console foi encomendado a Fries por "pessoas como Seamus [Blackley] e Otto [Berkes]". Fries explicou que ambos eram evangelistas da tecnologia DirectX e que haviam investido pesado "na parte do Windows que os games utilizam". Por isso, a ideia original deles era "fazer um console que fosse na verdade um PC".
A encomenda que foi enviada a Fries dizia o seguinte:

Vai parecer um console de jogo -- você vai colocar um CD dentro e ele vai se instalar silenciosamente no fundo --. mas será realmente um 'PC CD', que vai funcionar como um console e na verdade será um PC de jogo.
Porém, Fries e sua equipe optaram por criar uma plataforma mais fechada, o que se tornou a apresentação em PowerPoint jogada na mesa por Bill Gates. Felizmente, alguém teve a ideia de trazer a Sony no debate que durou a madrugada inteira, fazendo com que Gates aprovasse o plano do Xbox com sua "benção total," todos os recursos necessários, e permissão para trabalharem separadamente do resto da empresa.
O vídeo da entrevista está disponível ao lado(inglês).

Nenhum comentário :

Postar um comentário