segunda-feira, 1 de agosto de 2016

App Câmera do Google vai voltar a permitir controle manual de exposição em breve

  Nenhum comentário
O app de câmera do Google finalmente vai oferecer um recurso já existente em diversos apps de terceiros e interfaces de fabricantes: controle manual de exposição. Esta ferramenta já apareceu em algumas prévias do Android 7 Nougat, mas acabou retirado posteriormente. Agora, o site Android Police garante que ele voltará, possivelmente junto com o lançamento público do sistema móvel.
Esse controle manual será oferecido de maneira mais parecida com a forma como é feito em outros apps de câmera. Bastará ao usuário tocar a tela para ver a opção, e então deslizar para cima e para baixo para aumentar ou diminuir o tempo de exposição da foto. Assim, em ambientes com mais luz, é possível baixar o tempo em que o obturador da lente ficará aberto para gravar a imagem. Em ambientes mais escuros, basta aumentar esse tempo para captar mais iluminação.
Capturas de tela do app de câmera do Google
A novidade também permitirá algumas opções intermediárias de abertura, além do 0, 1, 2, -1 e -2, aparentemente. Pela captura de tela que temos, não há números, mas é possível imaginar que a ferramenta será um pouco mais poderosa quando retornar. Isto equipara a câmera do Google à de interfaces de fabricantes, que incluem diversas opções no app em seus telefones.
Esta é apenas mais uma das diversas inclusões de recursos que o Google está fazendo no app de câmera de fábrica dos dispositivos Nexus - e que pode ser baixado por qualquer usuário de Android. Na próxima versão do sistema, o usuário poderá chacoalhar o aparelho para abrir a câmera, como já é possível em aparelhos Motorola, além de outros recursos.
É uma boa notícia para entusiastas da fotografia, apesar de boa parte destes optarem por apps de terceiro que permitem muito mais configurações manuais para aquele clique do pôr do sol ou do reflexo de uma flor na água. Cada vez mais o celular ultrapassa as câmeras digitais amadoras, já substituindo as opções intermediárias do mercado há muito tempo. Claro, ainda falta muito chão para se equiparar a equipamentos profissionais ou mesmo semi profissionais, mas isso já é outra história.

Nenhum comentário :

Postar um comentário