quarta-feira, 27 de julho de 2016

Principais novidades da Atualização de Aniversário do Windows 10 para PC, Mobile e Xbox

  Nenhum comentário
A Microsoft iniciará no próximo dia 2 de agosto a liberação da Atualização de Aniversário do Windows 10, possibilitando que usuários de dispositivos móveis e PCs em todo o mundo recebam a geração Redstone 1 da plataforma oficialmente. Pensando nisso, resolvemos separar uma rápida lista com as principais novidades que serão inclusas neste grande update, mencionando também algumas mudanças que chegarão aos consoles Xbox, já que a Microsoft vem buscando tornar sua plataforma cada vez mais unificada em todos os tipos de produtos.

Menu Iniciar


O menu iniciar é um dos pontos mais característicos do Windows, motivo que levou as versões 8 e 8.1 do sistema a serem bastante criticadas e até mesmo rejeitadas pelo público geral. Com o Windows 10 a Microsoft trouxe de volta o tão desejado menu, porém é na geração Redstone 1 que podemos dizer que ele foi realmente finalizado, apresentando um visual mais organizado e polido do que tínhamos anteriormente.
Com a Atualização de Aniversário os controles de usuário, configurações e opções de desligar/reiniciar/suspender passam para uma barra à lateral esquerda, enquanto a lista com todos os aplicativos é demonstrada de maneira centralizada assim que o menu é aberto. Assim como anteriormente, a tela com as tiles fica ao lado direito, podendo ser ordenada e agrupada livremente.

Tema escuro

Desde que a Microsoft anunciou a unificação de seus sistemas que usuários vem pedindo a implementação do tema escuro no Windows 10 para desktops e tablets, algo que está presente na plataforma para dispositivos móveis há alguns anos. Com a geração Redstone 1 a companhia finalmente demonstra ter ouvido aos apelos de seus fãs, disponibilizando de maneira prática no menu de personalização a opção de alternar entre os temas claro e escuro, onde diversos aplicativos e setores do sistema têm sua paleta de cores alterada para branco ou preto, respectivamente.

Menu de configurações

O menu de configurações ganhou algumas mudanças importantes, visando prover um maior controle ao usuário sobre o funcionamento do sistema e também em disponibilizar uma navegação mais simples e intuitiva. Além de receber novos menus de ajustes, tivemos a chegada de vários ícones até mesmo nos submenus, fazendo com que seja mais fácil identificar a categoria ao qual aquele setor está relacionado.

Skype universal

Com a geração Redstone 1 a Microsoft decidiu separar novamente os aplicativos Mensagens e Skype, porém desta vez fazendo algo muito mais útil do que vimos nas compilações iniciais do Windows 10. Com a nova versão temos finalmente a chegada de uma aplicação universal da plataforma para o Skype, contando com visual reformulado e a opção de ser utilizada nos mais diversos tipos de dispositivos de maneira bastante natural. Vale notar ainda que updates futuros trarão a possibilidade de enviar mensagens SMS ao Skype, bastando que você tenha um smartphone conectado à mesma conta Microsoft configurada em seu PC com Windows 10.

Windows Ink

Esta provavelmente é uma das novidades mais comemoradas por quem possui um dispositivo compatível com canetas stylus, já que desde o lançamento do Windows 10 a Microsoft não havia dado muita atenção para usuários que demandam por uma maior precisão durante o uso de telas sensíveis ao toque. Com o Windows Ink você possui uma série de ferramentas importantes, incluindo desde blocos de anotações rápidas com escrita livre até um novo meio de compartilhar a sua tela com amigos, sendo possível realizar marcações como se estivesse utilizando papel e caneta.
Infelizmente, apenas o Windows 10 para desktops é compatível com o Windows Ink no momento, sendo necessário aguardarmos para vermos se phablets como o HP Elite X3 poderão aproveitar de tal novidade no futuro.

Microsoft Edge

O navegador que veio para substituir o Internet Explorer finalmente ganha uma cara mais madura, sendo sua principal novidade a possibilidade de uso de extensões para a inclusão de novas funções. Com isso, você poderá melhorar consideravelmente a experiência de uso do navegador, já estando disponíveis na Windows Store uma série de opções interessantes das mais variadas empresas. O Edge passou ainda por algumas mudanças em sua interface, ganhando menus mais fáceis de serem encontrados.
Em dispositivos móveis, a grande mudança é a chegada de gestos para avançar/retroceder em páginas visitadas, bastando que você deslize o dedo da borda da tela para o centro partindo da direita ou esquerda, respectivamente. Infelizmente, é pouco provável que as extensões cheguem aos smartphones em um futuro breve.

Central de ações

A Microsoft reformulou vários pontos da Central de ações, incluindo uma organização melhor para as notificações que agora aparecem em grupos de três para cada aplicativo, podendo então ser expandidas ou contraídas para mostrar/ocultar as demais. Temos ainda ícones para identificar os apps responsáveis pelos alertas e imagens maiores em notificações interativas, buscando assim tornar tudo o mais visualmente completo possível.
Outra novidade é que agora é possível reordenar os atalhos de ações rápidas livremente, ao invés de ser possível alterar apenas os quatro ou cinco últimos como acontecia anteriormente. Vale notar ainda que a Cortana possibilita que você sincronize notificações entre seus dispositivos, fazendo assim com que você seja avisado em seu computador sobre mensagens no WhatsApp ou ligações perdidas em seu smartphone, por exemplo.

Apps universais no Xbox

Usuários dos consoles de jogos da Microsoft finalmente poderão usufruir da plataforma universal de aplicativos, não apenas tendo acesso à Windows Store como contando com uma série de opções interessantes que o tornam cada vez mais uma completa central de entretenimento. O grande destaque aqui fica por conta da chegada do Groove, que finalmente inclui a reprodução de músicas em segundo plano como uma das funções do Xbox One, algo que vem sendo pedido desde que o console foi lançado.

Continuum no PC

A Microsoft criou um interessante aplicativo chamado "Connect". Este app permite o espelhamento de tela por parte de smartphones com Windows 10 Mobile compatíveis com o modo Continuum para o computador, bastando que ambos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Além disso, é possível utilizar o aplicativo junto a outros aparelhos com Windows 10 Mobile, Windows Phone 8.1 e até mesmo Android, porém nestes casos teremos apenas um espelhamento simples, e não uma total adaptação para o uso com a tela maior.

Cortana

Por último, temos a tão comentada assistente pessoal controlada por voz, que finalmente estará disponível em português do Brasil. Vale notar que o software ainda está em uma fase bastante inicial se comparado ao que temos em sua versão para os Estados Unidos, porém já é possível realizar buscas e outras funções interessantes, incluindo agendamento de tarefas, sincronismo de notificações, resposta automática para chamadas recebidas e muito mais.
Como a assistente usa como base o Bing, são liberadas atualizações constantes que incluem novas funcionalidades e a otimizam ainda mais, fazendo com que ela seja capaz de reconhecer comandos e interpretá-los de maneira mais rápida e precisa.
Temos várias outras novidades com o Windows 10 Redstone 1, como o suporte a chipsets 64-bit em smartphones e outras otimizações internas, sendo esta a primeira grande atualização do sistema desde o seu lançamento em meados de 2015.

Nenhum comentário :

Postar um comentário